top of page
Buscar

Indústria metalúrgica e transição energética: A Jornada da Pinhão & Irmão com a Solcor


Instalação solar feita pela Solcor Portuga

O setor de fundição de metais, essencial para a infraestrutura moderna, enfrenta desafios únicos na sua jornada rumo à sustentabilidade. Neste contexto, a Pinhão & Irmão, sediada em Santa Maria da Feira, Aveiro, iniciou em 2022 a parceria com a Solcor. O primeiro passo foi a instalação de um sistema fotovoltaico de 97,2 kWp, totalizando 216 painéis solares.


Sobre o projeto, Rui Pinhão, que está à frente da empresa, conta que "esta parceria foi uma das melhores que tivemos em 2022" e, segundo ele, "o que fez toda diferença foi a rapidez tanto na elaboração das propostas quanto nos esclarecimentos que nos davam". A eficiência do processo e a clareza nas informações foram cruciais para a decisão de seguir adiante com o projeto. "O Rodrigo foi muito prestável, esclarecendo todas as nossas dúvidas e garantindo que entendíamos todos os aspectos do processo" continua Rui, destacando o atendimento personalizado que receberam.


Instalação de painéis solares pela na Pinhão & Irmão

Já durante a execução do projeto, o administrador ressalta a experiência com a equipa de operações, em especial com a Carolina, que segundo ele "acompanhou-nos de perto, garantindo que estávamos a par de todas as etapas." Esta atenção ao detalhe e acompanhamento próximo reforçaram a confiança da Pinhão & Irmão na parceria. Encorajado pelo sucesso e pelos resultados positivos da primeira fase, Rui afirma que "estes fatores foram decisivos para decidirmos aumentar a instalação com a Solcor".


Em 2023, a empresa decidiu expandir o projeto, adicionando mais 30 kWp à sua capacidade de geração de energia solar, alcançando um total de 127,6 kWp e 285 painéis fotovoltaicos. Esta expansão não só reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, mas também traz benefícios tangíveis, como a redução dos custos operacionais e a diminuição da dependência de fontes de energia não renováveis.


Este caso exemplifica o potencial transformador da energia solar nas operações industriais e como as ações conscientes de empresas como a Pinhão & Irmão podem influenciar positivamente o ambiente e a economia local. Se a sua empresa também procura integrar soluções sustentáveis e avançar na transição energética, solicite uma proposta através de comercial@solcor.pt.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page