Buscar

Entenda alguns dos benefícios de instalar painéis solares nas empresas



Um dos desafios que as empresas enfrentam continuamente, principalmente aquelas que realizam processos produtivos com alto consumo de energia, é o aumento contínuo do preço da energia elétrica, tornando-as menos competitivas.


Outra das situações que estão a afetar negativamente as empresas, relaciona-se com a guerra que atualmente se faz sentir na Ucrânia e que se transformou numa das maiores crises energéticas de toda a história. O preço da energia está a atingir valores históricos, o que leva a valores muito elevados nas faturas das empresas.


Estas são apenas algumas das razões pelas quais mais empresas optam por entrar no mundo dos painéis solares.


Entre os inúmeros benefícios que podemos obter da instalação de painéis solares numa empresa, destacamos alguns:


1. Redução das contas mensais de energia


É, de facto, o ponto mais óbvio, mas talvez também o mais importante. Com o aumento da energia elétrica e a queda do custo do equipamento fotovoltaico, o grau de penetração desta tecnologia está a aumentar.


Ter uma instalação fotovoltaica para autoconsumo traduz-se numa fatura de eletricidade mais baixa e, portanto, numa maior economia.


O nível de poupança, assim como o prazo de amortização, pode ser muito positivo em empresas que consomem uma grande quantidade de energia elétrica, além de que a vida útil das instalações fotovoltaicas é longa (>25 anos) e a sua manutenção é relativamente simples.


2. Sustentabilidade


A chamada energia verde resulta de processos de aproveitamento de recursos que têm um reduzido impacte ambiental. Ao contrário da queima de combustíveis, a produção de energia proveniente do Sol consome um recurso energético que não se esgotará devido ao seu aproveitamento excessivo, sendo, por isso, esta prática considerada sustentável.


A sustentabilidade é um fator cada vez mais valorizado pela nossa sociedade, e o mesmo é válido para um potencial cliente. Mesmo deixando de lado os compromissos da redução de emissões por parte da União Europeia, investir em energias renováveis significa também investir na imagem de marca, transmitindo uma mensagem positiva aos potenciais clientes.


3. Motivação


A referida redução das emissões de CO₂, e de outros gases com efeito estufa (GEE) e agentes poluentes, é positiva para a sociedade como um todo e contribui para o combate das alterações climáticas, sem comprometer a qualidade do ar local.


Os valores sociais fortes de uma empresa ajudam a manter os colaboradores mais comprometidos e motivados com o projeto empresarial.


4. Aproveitamento dos recursos renováveis


Portugal é dos países europeus com melhores condições para a exploração do recurso solar, particularmente através da tecnologia solar fotovoltaica. Portanto, quem tem uma boa cobertura para instalar estes painéis, tem “um tesouro a céu aberto”. Por que não aproveitar?


5. Adaptabilidade


Geralmente, o dimensionamento do projeto fotovoltaico é realizado de acordo com as particularidades de cada empresa. Na Solcor Portugal, um dos principais diferenciais é preocupação em personalizar cada instalação com as necessidades reais do cliente. São tidos em consideração variados fatores como a área disponível, o perfil de consumo (consumo nos diferentes períodos horários, etc.) e o preço da energia, não deixando margem para dúvidas de que esta tecnologia pode ser adaptada à maioria dos casos.


Além disso, o investimento pode escalar-se, sendo a instalação literalmente modular, não fosse “módulo fotovoltaico” a designação técnica do famoso painel solar. Mesmo que haja uma grande área disponível, talvez os consumos atuais da empresa não justifiquem a utilização de todo o espaço, mas caso haja um aumento dos seus consumos, com muita facilidade se aumenta a potência instalada.


6. Possibilidade de beneficiar de apoios


Com alguma periodicidade, surgem apoios e isenções fiscais de âmbito nacional como regional, para uso doméstico e industrial.


Estas medidas, destinadas a melhorar a competitividade do nosso tecido empresarial e também a reduzir as emissões associadas, podem contribuir significativamente para cumprir o investimento inicial de instalação de painéis solares nas empresas.