Buscar

Autoconsumo Coletivo: a Solcor possui dos primeiros projetos ativos no país!



Devido às condições económicas da atualidade, o mercado de energia solar está a observar um aumento na procura por soluções desta tipologia. Como consequência, novos modelos de aproveitamento desta energia estão a ser desenvolvidos e implementados. Uma destas novas modalidades cada vez mais popular é o Autoconsumo Coletivo, e a Solcor foi uma das pioneiras em Portugal a possuir um projeto ativo desta nova forma de operar.


Este método de aproveitamento solar funciona da seguinte maneira: a partir de uma empresa com instalação fotovoltaica é possível partilhar ou vender parte do excedente para outros edifícios. Esta partilha entre os vários membros do coletivo ocorre de forma "virtual", ou seja, não é necessário haver nenhuma conexão física entre eles. O que deve ser levado em consideração para poder implementar o autoconsumo coletivo é a proximidade das construções, quantidade de excedente, entre outras análises necessárias ao projeto.


Na Solcor Portugal, o Museu do Caramulo foi o primeiro projeto a implementar este modelo que visa aumenta a rentabilidade da instalação. Atualmente, parte do excedente do Museu é partilhada com um edifício ao lado, que acaba por beneficiar ambas os consumidores.